Foto: Charles Guerra (Diário)
Obra de duplicação da Faixa Velha de Camobi
Paralisada há oito meses e meio, desde 4 de outubro de 2017, a duplicação da Faixa Velha de Santa Maria vai, enfim, ser retomada. A Construtora Della Pasqua confirmou ter recebido o pagamento de parte dos valores atrasados do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) na última sexta-feira. Com isso, já está mobilizando as equipes para reiniciar a obra. A previsão da Della Pasqua é que os trabalhos recomecem na próxima segunda-feira e serão concentrados na construção dos aterros do viaduto, que é onde há hoje o gargalo, com estreitamente de pista pelas vias laterais, havendo longos congestionamentos.
Local onde houve princípio de incêndio não tinha licença para funcionar
A construtora diz que deve levar quatro meses para concluir toda a duplicação, pois as chuvas do inverno costumam atrapalhar o andamento do serviço. Se levar quatro meses, a duplicação será liberada ao tráfego até 2 de novembro. Porém, a empresa fará o possível para tentar concluir a obra antes, mas informa que é impossível terminar em menos de 90 dias.
Já o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, disse ontem à coluna que o Estado fará o possível para concluir a obra em 70 dias - o que daria até 12 de setembro. Porém, se a construtora diz que não consegue fazer nesse prazo.
- Em 70 dias, nós queremos entregar essa obra pronta. A grande novidade é que os recursos vão ser disponibilizados, via BNDES, e não vai haver mais atraso. São recursos via BNDES, conseguidos graças a um esforço da Secretarias Estaduais do Planejamento e dos Transportes. Agora, está tudo alinhavado com a construtora para retomar. Só vai parar a obra quando ela for concluída. Não há nenhum risco de ser parada, pois essa obra foi muito discutida com o BNDES e foi aceita. Fizeram análise de toda a documentação da obra. É um marco, pois já faz alguns anos que o Estado não entrega obras de duplicação e essa é uma obra importante para a região - disse Uberti.
O que produzem as 27 empresas do Polo de Defesa de Santa Maria
Claro que o governo Sartori tentará usar a obra da Faixa Velha com intenções eleitorais, mas o fato de a retomada ter ocorrido agora e de que a conclusão possa ser feita antes das eleições não é nada menos do que a obrigação do governo. Até porque a duplicação começou em novembro de 2013 e deveria ter sido entregue em novembro de 2015 - é um atraso gigante. Na verdade, a retomada ocorreu só agora porque o Estado não conseguia achar verba para pagar a obra.